Com o intuito de fortalecer os projetos de educação contextualizada no Piauí, a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB) e a Universidade Federal do Piauí estão realizando o Curso de Formação de Formadores/as em Educação contextualizada no Semiárido, voltado à capacitação de 25 educadores/as que irão compor o Núcleo de Formadores da RESAB no Piauí.
A proposta de formação está organizada em quatro módulos temáticos voltados à discussão, por um lado, dos aspectos sociohistóricos, políticos, econômicos e culturais do semiárido e, por outro, dos aspectos teórico-metodológicos e políticos pedagógicos que norteiam os projetos de educação para a convivência com o semiárido.
A metodologia de trabalho do curso baseia-se na pedagogia freireana e na educação popular, tendo como eixo central a problematização das condições socioeconômicas, políticas e culturais do semiárido, bem como, dos pressupostos teórico-metodológicos que são sustentação às práticas educativas desenvolvidas nas escolas do semiárido brasileiro.
Este projeto de formação traz como desafio o desenvolvimento coletivo de novos referenciais teórico-metodológicos e políticos voltados ao desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas no semiárido piauiense.
Objetivos
• Aprofundar os estudos sobre as bases teórico-metodológicas, filosóficas e político-pedagógicas que norteiam as concepções e práticas de educação do campo e educação contextualizada no semiárido;
• Fomentar a compreensão crítica dos aspectos históricos, políticos e culturais que norteiam as políticas de desenvolvimento do semiárido brasileiro.
• Produzir referenciais teórico-metodológicos e políticos voltados ao desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas no contexto do campo/semiárido;
• Contribuir na formação de grupo de professores formadores que favoreça a implementação de projetos de educação contextualizada no semiárido.
• Produzir materiais pedagógicos que orientem o trabalho de formação e construção de práticas educativas contextualizadas;
EIXOS TEMÁTICOS
MÓDULO I: SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS, GEOAMBIENTAIS, POLÍTICOS E CULTURAIS
• Fomentar a compreensão crítica dos aspectos históricos, políticos e culturais que norteiam as políticas de desenvolvimento do semiárido brasileiro.
• Produzir referenciais teórico-metodológicos e políticos voltados ao desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas no contexto do campo/semiárido;
• Contribuir na formação de grupo de professores formadores que favoreça a implementação de projetos de educação contextualizada no semiárido.
• Produzir materiais pedagógicos que orientem o trabalho de formação e construção de práticas educativas contextualizadas;
EIXOS TEMÁTICOS
MÓDULO I: SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS, GEOAMBIENTAIS, POLÍTICOS E CULTURAIS
-
Aspectos
sociohistóricos do semiárido e a caracterização geoambiental do semiárido
brasileiro;
-
Concepções
de desenvolvimento e a convivência com o semiárido;
MÓDULO
II: EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO: BASES TEÓRICAS E CONCEPÇÕES
POLÍTICO-PEDAGÓGICAS
-
Bases
teórico-metodológicas da educação contextualizada no semiárido – reflexões
sobre a pedagogia crítica;
-
Educação
do campo: aspectos históricos e conceituais
MÓDULO
III: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO: REFERENCIAIS
TEÓRICO-METODOLÓGICOS
-
Pressupostos
teórico-metodológicos e políticos pedagógicos da ECSA;
-
Organização
do trabalho pedagógico: os projetos didáticos e a pesquisa como estratégias de
contextualização da prática educativa.
MÓDULO IV: CURRÍCULO, CULTURA E
CONHECIMENTO: ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS PROJETOS
EDUCATIVOS
-
As
diferentes concepções do currículo e o processo de organização do conhecimento;
-
As
possibilidades de organização e contextualização no currículo no semiárido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário