tag:blogger.com,1999:blog-6330606626853207512024-03-08T11:17:44.355-08:00Curso de Formação: Educação no Semiárido Curso de Formação de Formadores em Educação Contextualizada no SemiáridoEducação no Semiáridohttp://www.blogger.com/profile/06640735222593153771noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-633060662685320751.post-35847312510029188272015-08-14T06:57:00.001-07:002015-08-14T07:27:00.805-07:00Introdução<div style="font-size: 11.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif;">Com o intuito de fortalecer os projetos de educação contextualizada no Piauí, a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB) e a Universidade Federal do Piauí estão realizando o Curso de Formação de Formadores/as em Educação contextualizada no Semiárido, voltado à capacitação de 25 educadores/as que irão compor o Núcleo de Formadores da RESAB no Piauí.
A proposta de formação está organizada em quatro módulos temáticos voltados à discussão, por um lado, dos aspectos sociohistóricos, políticos, econômicos e culturais do semiárido e, por outro, dos aspectos teórico-metodológicos e políticos pedagógicos que norteiam os projetos de educação para a convivência com o semiárido.
A metodologia de trabalho do curso baseia-se na pedagogia freireana e na educação popular, tendo como eixo central a problematização das condições socioeconômicas, políticas e culturais do semiárido, bem como, dos pressupostos teórico-metodológicos que são sustentação às práticas educativas desenvolvidas nas escolas do semiárido brasileiro.
Este projeto de formação traz como desafio o desenvolvimento coletivo de novos referenciais teórico-metodológicos e políticos voltados ao desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas no semiárido piauiense.
</span></div>
<br />
<b><span style="font-size: large;">Objetivos</span></b><br />
<br />
<div style="font-size: 11.0pt; text-align: justify;">
• Aprofundar os estudos sobre as bases teórico-metodológicas, filosóficas e político-pedagógicas que norteiam as concepções e práticas de educação do campo e educação contextualizada no semiárido;<br />
• Fomentar a compreensão crítica dos aspectos históricos, políticos e culturais que norteiam as políticas de desenvolvimento do semiárido brasileiro.<br />
• Produzir referenciais teórico-metodológicos e políticos voltados ao desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas no contexto do campo/semiárido;<br />
• Contribuir na formação de grupo de professores formadores que favoreça a implementação de projetos de educação contextualizada no semiárido.<br />
• Produzir materiais pedagógicos que orientem o trabalho de formação e construção de práticas educativas contextualizadas;<br />
<br />
<span style="font-size: large;"><span style="font-family: "Arial","sans-serif";"><b>EIXOS TEMÁTICOS</b></span></span><br />
<div class="MsoListParagraphCxSpFirst" style="margin-left: 0cm; mso-add-space: auto;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: "Arial","sans-serif";"> </span></b><br />
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">MÓDULO
I: SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS, GEOAMBIENTAIS, POLÍTICOS E
CULTURAIS </span></b><span style="font-family: "Arial","sans-serif";"></span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 21.3pt; mso-add-space: auto; mso-list: l3 level1 lfo4; text-indent: -18.0pt;">
<span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">-<span style="font: 7.0pt "Times New Roman";">
</span></span></span><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">Aspectos
sociohistóricos do semiárido e a caracterização geoambiental do semiárido
brasileiro;</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 21.3pt; mso-add-space: auto; mso-list: l3 level1 lfo4; text-indent: -18.0pt;">
<span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">-<span style="font: 7.0pt "Times New Roman";">
</span></span></span><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">Concepções
de desenvolvimento e a convivência com o semiárido;</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 72.0pt; mso-add-space: auto;">
<br /></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 0cm; mso-add-space: auto;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">MÓDULO
II: EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO: BASES TEÓRICAS E CONCEPÇÕES
POLÍTICO-PEDAGÓGICAS</span></b></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 21.3pt; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-indent: -18.0pt;">
<span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">-<span style="font: 7.0pt "Times New Roman";">
</span></span></span><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">Bases
teórico-metodológicas da educação contextualizada no semiárido – reflexões
sobre a pedagogia crítica;</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 21.3pt; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-indent: -18.0pt;">
<span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">-<span style="font: 7.0pt "Times New Roman";">
</span></span></span><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">Educação
do campo: aspectos históricos e conceituais</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 0cm; mso-add-space: auto;">
<br /></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 0cm; mso-add-space: auto;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">MÓDULO
III: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO: REFERENCIAIS
TEÓRICO-METODOLÓGICOS</span></b><span style="font-family: "Arial","sans-serif";"></span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 21.3pt; mso-add-space: auto; mso-list: l1 level1 lfo2; text-indent: -18.0pt;">
<span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">-<span style="font: 7.0pt "Times New Roman";">
</span></span></span><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">Pressupostos
teórico-metodológicos e políticos pedagógicos da ECSA;</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 21.3pt; mso-add-space: auto; mso-list: l1 level1 lfo2; text-indent: -18.0pt;">
<span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">-<span style="font: 7.0pt "Times New Roman";">
</span></span></span><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">Organização
do trabalho pedagógico: os projetos didáticos e a pesquisa como estratégias de
contextualização da prática educativa.</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 72.0pt; mso-add-space: auto;">
<br /></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 0cm; mso-add-space: auto; text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">MÓDULO IV: CURRÍCULO, CULTURA E
CONHECIMENTO: ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS PROJETOS
EDUCATIVOS </span></b></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-left: 21.3pt; mso-add-space: auto; mso-list: l2 level1 lfo3; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">-<span style="font: 7.0pt "Times New Roman";">
</span></span></span><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">As
diferentes concepções do currículo e o processo de organização do conhecimento;</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpLast" style="margin-left: 21.3pt; mso-add-space: auto; mso-list: l2 level1 lfo3; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">-<span style="font: 7.0pt "Times New Roman";">
</span></span></span><span style="font-family: "Arial","sans-serif";">As
possibilidades de organização e contextualização no currículo no semiárido.</span></div>
</div>
Educação no Semiáridohttp://www.blogger.com/profile/06640735222593153771noreply@blogger.com0